O ENCANTO DAS HISTÓRIAS INFANTIS

Dicas, atividades, livros da autora, compartilhamentos de outros blogs e autores

sábado, 17 de novembro de 2012

Sugestão para o final do ano


Pode ser confeccionado em sala de aula para a criançada utilizar nas férias.

LUVA  - HISTÓRIA 3 PORQUINHOS




SACOLINHA - JOGO DA VELHA

COMO JOGAR O JOGO DA VELHA
O jogo da velha pode ser jogado sobre um tabuleiro ou até mesmo riscado sobre um pedaço de papel ou mesa, utilizando assim lápis ou caneta para se divertir com seu oposto. E você ainda nunca jogou este divertido e interessante jogo? Então, não fique de fora e passe a conhecer este jogo das velhas, o qual é para todas as idades. Desta forma, veja logo abaixo as regras:
-O tabuleiro possui uma matriz de três linhas por três colunas;
-Dois jogadores escolhem uma marcação, ou seja, um escolhe o círculo (O) e o outro o xis (X);
-Se inicia o jogo através de par ou ímpar, e segue a sequência alternada, ou seja, uma marcação por vez, em uma lacuna que esteja vazia.
-O principal objetivo do jogo é fazer com que três xis ou três círculos fiquem em linha horizontal, diagonal ou vertical, simultaneamente, quando possível impedir que o adversário ganhe a próxima jogada.
-Quando um jogador consegue conquistar o objetivo, tem-se o costume de riscar os três símbolos.
Entendeu? Você precisa fazer com que três de suas marcações se encontre em sequência seja na linha horizontal, vertical ou diagonal, e quando o jogador consegue concluir o objetivo do jogo parte-se para uma nova jogada. No entanto, há jogadas em que nenhum dos jogadores conseguirão alcançar este objetivo, sendo esta jogada chamada de ‘velha’, isto é, geralmente diz-se que ‘deu velha’. Então, inicia-se uma nova jogada, considerando um empate.


CORAÇÕEZINHOS PARA JOGAR 5 MARIAS


 Como jogar cinco-marias

Introdução a Como jogar cinco-marias
Cinco pedrinhas ou saquinhos cheios de arroz são o material necessário para a brincadeira conhecida como Cinco-marias. Este é o nome dado ao jogo em que os participantes lançam saquinhos ou pedrinhas para o alto e têm de apanhar outras do chão. Há variações de regras e etapas, mas são comuns o número de peças (cinco) e os lançamentos para o alto.


Nomes
O jogo tem vários nomes ao redor do país: três marias, jogo das pedrinhas, nente, belisca, capitão, liso, xibiu e epotatá (em tupi, quer dizer “mão na pedra”), jogo do osso, onente, bato, arriós, telhos, chocos e nécara.

Onde se joga: Pode ser jogado no chão, em uma mesa ou em outra superfície plana, como uma cama.

Material necessário:
Cinco saquinhos ou pedrinhas pequenas e de tamanhos parecidos (aprenda a fazer seu próprio kit). Pode ser jogado no chão, em uma mesa ou em outra superfície plana, como uma cama.

Jogadores: Pode ser jogado individualmente ou em pequenos grupos. (

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Livros infantis da autora

TODOS OS TÍTULOS PODEM SER ADQUIRIDOS DIRETO COM A AUTORA (61) 984581451  lairfranca@gmail.com  https://www.facebook.com/lair.franc...